EUA recolhem destroços do balão chinês abatido
U.S. Fleet Forces Command
EUA recolhem destroços do balão chinês abatido

Os Estados Unidos recuperaram, nos destroços do balão chinês os componentes eletrônicos como sensores e peças que integram o suposto balão espião , derrubado por militares da força aérea america no início deste mês.

Em um comunicado divulgado hoje, o comando Norte dos EUA informou que "as equipes conseguiram recuperar destroços significativos do local, incluindo todos os sensores prioritários identificados e peças eletrônicas, bem como grandes seções da estrutura" .

Equipes recuperaram as primeiras peças do artefato na semana passada. Entretanto, a China insiste que o balão era, 'na verdade',  uma equipamento de observação climática .

Ao contrário da versão chineses, os EUA acreditam que o artefato seja militar e dizem que era um sofisticado veículo espião de alta altitude que pode fazer parte de um programa global.

O balão permaneceu no ar sobre a América do Norte, antes de ser abatido por um caça US F-22 Raptor, na costa da Carolina do Sul, em 4 de fevereiro. 

Após as derrubada do balão chinês, aviões de guerra dos EUA abateram três outros objetos não identetificados. Um próximo do Alasca, outro sobrevoando o Canadá e um terceiro no Lago Huron. Ainda não foram divulgadas informações sobre a origem desses objetivos.

Na segunda-feira, Pequim acusou os Estados Unidos de lançar balões de alta altitude sobre o espaço aéreo chinês mais de 10 vezes em 2022 . Assessores do presidente Joe Biden alegaram que essa acusação é falsa.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!