No final de janeiro, um vídeo foi publicado ao qual mostra feixes de luz verde no céu escuro do Havaí, nos Estados Unidos. Mais de um mês após o ocorrido, as imagens voltaram a ser pauta na internet pelo inusitado movimento e periodicidade em que as luzes ficavam, chamando o fato de uma "falha na Matrix", referenciando o filme das irmãs Wachowski.
Alguns internautas chegaram a se perguntar se os personagens do filme Matrix estariam certos sobre a construção de mundo.
Mas, na realidade, as luzes são provindas de um satélite, mais especificamente o ICESat-2, da Nasa. Este satélite orbita a Terra e tem como função medir a elevação.
Para exercer a atividade, o satélite emite cerca de 10 mil pulsos de laser por segundo na superfície terrestre. Se convertido em fótons, isso equivale a 20 trilhões de fótons que são deixados pela espaçonave, e apenas uma dúzia são refletidos de volta.
Com as rajadas de laser, é possível que o satélite faça a medição da elevação de mantos de gelos e geleiras, bem como de florestas e áreas urbanas.
Nesta noite em que foram captadas as imagens, era medido a cobertura de nuvens acima de Maunakea, no Havaí. Subaru-Asahi Star Camera localizada no telescópio Subaru foi quem registrou o momento e publicou nas redes sociais.
Veja o vídeo disponibilizado pelo telescópio: