Pela primeira vez um papa enterrará outro papa na história milenar da Igreja Católica. Nesta segunda-feira (5), Francisco presidirá funeral de seu antecessor Bento XVI, que morreu , aos 95 anos, nesta sábado (31).
Segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, o funeral de Bento XVI ocorrerá com a "maior simplicidade", seguindo o desejo do papa emérito .
O corpo de Bento XVI está exposto na Basílica de São Pedro para receber homenagens e o último adeus dos fiéis. O enterro do pontífice emérito acontece na quinta (5), na Praça de São Pedro, em frente à basílica. A cerimônia terá início às 9h30 (hora local) e será presidida pelo Papa Francisco .
Entenda o que muda no funeral
Diferente do enterro de outros papas, no velório de Bento XVI não haverá o "assento vago" ou a convocação de um conclave - uma assembleia da Igreja Católica para escolher seu novo líder em um processo de eleição.
Desta vez, o processo de conclave não irá acontecer porque já existe um líder, o Papa Francisco - que foi eleito após a renúncia de Bento XVI em 2013. Portanto, não ocorrerá da forma tradicional com o que a Igreja Católica chama de Sede Vacante (em tradução livre: assento vago).
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.