A presidente do Peru, Dina Boluarte, confirmou que o México concedeu asilo para a mulher e os filhos do ex-presidente Pedro Castillo, preso acusado de rebelião e outros delitos no último dia 7 de dezembro.
Na semana passada, a Justiça peruana decretou 18 meses de prisão preventiva para o ex-presidente. "Há alguns dias, a chanceler peruana [Ana Cecilia Gervasi] me disse que o Estado mexicano já havia concedido asilo político à família do presidente", disse Boluarte.
A família de Castillo é formada pela mulher, Lilia Paredes, os dois filhos e a irmã mais nova de sua esposa, que também foi criada como filha.
Em meio aos protestos que tomaram conta do país e já deixaram 26 pessoas mortos, Boluarte também anunciou uma remodelação de seu Gabinete, após a saída do primeiro-ministro Pedro Angulo.
Além dele, outros dois ministros já haviam renunciado na semana passada pela repressão do governo contra os manifestantes.
O Parlamento deve votar novamente nesta terça-feira, o projeto para adiantar as eleições de 2026 para 2023, que na semana passada não conseguiu os votos necessários.
Na quarta-feira passada, o governo de Boluarte declarou estado de emergência por 30 dias, suspendendo os direitos de reunião e manifestação em todo o país e autorizando a atuação de militares na segurança pública.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.