Nesta sexta-feira, o secretário de Justiça dos Estados Unidos , Merrick Garland, deve anunciar a indicação de um promotor especial para assumir duas investigações criminais contra o ex-presidente Donald Trump . A informação é do The New York Times. Entre os processos estão o que apura o papel do empresário em eventos que levaran ao ataque contra o Captólio em 6 de janeiro de 2021 e seu manejo de documentos sensíveis do governo.
O poscionamento de Garland ocorre na mesma semana que Trump anunicou que planeja concorrer à Presidência novamente, fato que pode dificultar a abertura de processos criminais contra ele.
A escolha de um promotor independente possibilita que o Departamento de Justiça isole as investigações contra Trump de considerações políticas. Eles exercem maior autonomia e o processo de demissão neste cargo é muito mais árduo do que remover promotores comuns de um caso.
O regulamento norte-americano estabelece que o promotor independente pode ser nomeado para investigações de alto nível quando existir conflito de interesses, ou a possibilidade deles ocorrerem.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.