Neste sábado (12), a Conferência das Partes ( COP27 ) completa uma semana. O financiamento dos países em desenvolvimento está entre as principais questões que estão sendo debatidas na conferência do clima, no Egito . Uma das propostas envolve troca de dívida externa por ações de prevenção e combate às mudanças climáticas .
Nações da América Latina, como Colômbia e Haiti, estão entre os países, de um grupo de 58, que estão mais vulneráveis ao clima. A pauta de troca de dívidas por ações é defendida por estes países com alto endividamento e pelo V20. No entanto, outras nações também debatem essa possibilidade.
A maior devedora do Fundo Monetário Internacional (FMI) atualmente, a Argentina, defende que o investimento em ações ambientais substitua uma parte de sua dívida.
Os egípcios, com a intenção de promover ações nesse sentido, fizeram um convite, na quinta-feira (10), a países devedores e credores para integrar uma coalizão de dívida sustentável.
“Sem um maior espaço fiscal e um fórum internacional para lidar com questões de dívida pendentes, muitas nações não conseguirão cumprir suas prioridades de desenvolvimento e não conseguirão fazer progressos vitais em relação a seus objetivos climáticos, levando a um fracasso global nas mudanças climáticas”, diz a iniciativa.
O pacto exige que a troca da dívida por ações de clima seja contemplada adições ao Acordo de Paris.
Nas últimas duas décadas, segundo um relatório do V20 em parceria com a divisão de negociações climáticas da ONU, apontou que as mudanças climáticas já eliminaram ⅕ da riqueza dos países do grupo, ou US$ 525 bilhões.
“Estima-se que as perdas devido às mudanças climáticas nas últimas duas décadas ultrapassem a metade de todo o crescimento”, afirmou a V20.
Atualmente, os países mais desenvolvidos são os maiores responsáveis pelo aquecimento global, no entanto, ao mesmo tempo são os mais afetados pelas mudanças climáticas.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.