Secretário-geral da OTAN critica retórica nuclear de Putin

Stoltenberg fez as declarações no mesmo dia que a Energoatom denunciasse ações secretas da Rússia na central nuclear de Zaporíjia

Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg
Foto: Reprodução CNN Brasil - 17.03.2022
Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) , Jens Stoltenberg , afirmou que a retórica nuclear que o presidente russo,  Vladimir Putin , vem promovendo é "perigosa, imprudente e irresponsável". A declaração ocorreu durante uma visita ao porta-aviões norte-americano George H.W. Bush. 

Stoltenberg ainda completa dizendo que "a Rússia afirma agora falsamente que a Ucrânia se prepara para utilizar uma bomba radioativa suja no seu próprio território". Ele reitera que a prerrogativa é considera "transparentemente falsa" pelos aliados da OTAN , acrescentando que o país frequentemente acusa "outros pelo que ela própria tenciona fazer". 

"Já vimos isto acontecer antes, desde a Síria até à Ucrânia. A  Rússia não deve usar pretextos falsos para uma nova escalada. O mundo está a acompanhar de perto", disse  Stoltenberg .


Apoio iraniano 

O secretário aproveitou o momento para saudar as sanções internacionais acerca do apoio do Irã a  Rússia . Segundo ele, é "inaceitável" ter a capital iraniana apoiando a guerra. "Nenhum país deveria estar a ajudar um agressor numa guerra ilegal. Por isso, saúdo o facto de os aliados e a União Europeia estarem a implementar sanções fortes contra Teerão".

As afirmações do chefe da  OTAN  surgem no mesmo dia em que a Energoatom, agência responsável pela parte  nuclear  da Ucrânia , denunciou ações da  Rússia na central  nuclear de Zaporíjia . Segundo a empresa, forças  russas realizaram trabalhos secretos na última semana na central ocupada, assumindo que "os russos estão a preparar um ato terrorista utilizando materiais nucleares e resíduos radioativos".

A agência opera em quatro centrais  nucleares  do país.