Ucrânia diz que ataques com mísseis russos nos arredores da cidade de Zaporizhzhia na manhã de sexta-feira mataram pelo menos 25 civis
Stringer/Reuters - 30.09.2022
Ucrânia diz que ataques com mísseis russos nos arredores da cidade de Zaporizhzhia na manhã de sexta-feira mataram pelo menos 25 civis

O presidente russo, Vladimir Putin, deve anexar formalmente quatro regiões parcialmente ocupadas na Ucrânia. A medida está sendo amplamente condenada pelo Ocidente.

Enquanto o mundo assiste de longe a guerra que já cerca de oito meses, civis que ainda permanecem nas regiões ocupadam pagam com vida o preço da guerra. Putin deve fazer discurso de anexação das regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporizhzhia nesta sexta-feira (30).

Até o momento, nenhuma dos países assumiram o ataque que teria atingido um comboio de civis que deixava a região. Autoridades ucranianas acusaram a Rússia de autoria dos ataques. A Rússia nega. Outra autoridade ucraniana, porém apoiada por Moscou, disse que as forças de Kyiv foram responsáveis ​​pelos ataques com mísseis.

Segundo imprensa local, outro líder separatista apoiado por Moscou disse que as forças da Ucrânia “semi-cercaram” a cidade russa de Lyman, em Donetsk. 

O presidente da Ucrânia se reuniu com chefes militares para discutir planos para a “libertação” do território ocupado pela Rússia. O que não se sabe é se o termo significar libertar os ucranianos com segurança e deixar o local ou escalodar ações militares para retirar as tropas russas da região. 

Reconhecimento internacional

O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, disse que 'nunca reconhecerá as anexações ilegais da Rússia' e apontou que Moscou não controla totalmente algumas das regiões que está prestes a tomar.

“A verdade é que a Rússia está perdendo na Ucrânia e seus generais incompetentes estão enviando milhares para a morte para agradar a fantasia imperialista do presidente Putin”, tuitou Ben Wallace.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!