Taiwan denuncia incursão de caças chineses
Flickr
Taiwan denuncia incursão de caças chineses

Em mais um episódio da tensão provocada pela visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan , o governo de Taipei denunciou a incursão de 21 caças chineses na área de identificação de defesa aérea.

Entre as aeronaves, estão oito J-11 e 10 J-16, que invadiram o espaço aéreo na parte sudeste da ilha.

"21 aeronaves PLA (J-11*8, J-16*10, KJ-500 AEW&C, Y-9 EW e Y-8 ELINT) entraram no sudoeste ADIZ (Zona de Identificação de Defesa Aérea, em tradução livre) de #Taiwan em 2 de agosto de 2022", afirmou o Ministério da Defesa da ilha em uma publicação feita no Twitter.


Além disso, Taiwan negou a informação de Pequim que caças SU-35 da força aérea atravessaram o estreito que separa o território da China enquanto o avião de Pelosi se dirigia ao aeroporto.

Visita de Nancy Pelosi

A presidente da  Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, chegou nesta terça-feira em Taipé, na primeira visita de um integrante dos altos escalões políticos americanos à ilha desde 1997, e que deve acirrar as já tensas relações entre Pequim e Washington. 


A viagem foi mantida em sigilo por semanas, e apesar das promessas da Casa Branca de que tudo transcorrerá "em segurança", o presidente chinês, Xi Jinping, alertou os EUA para que "não brinquem com fogo", se referindo a Taiwan.

Por volta das 22h40, pelo horário local, 11h40 pelo horário de Brasília, o Boeing C-40C, da Força Aérea dos EUA, pousou no aeroporto de Songshan, nos arredores de Taipé, vindo de Kuala Lumpur, na Malásia. 

A rota usada foi pouco usual, como mostrou o site de monitoramento FR24: a aeronave contornou as Filipinas, e não passou pelo Mar do Sul da China, área onde Pequim tem disputas territoriais com os vizinhos e mantém presença militar ostensiva. Antes da chegada, uma mensagem de boas vindas foi projetada no arranha-céu Taipei 101, de 438 metros de altura.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!