Irã diz ser capaz de produzir bomba nuclear
Reprodução/Kremlin - 09.05.2022
Irã diz ser capaz de produzir bomba nuclear

O responsável pelo programa de energia nuclear do Irã afirmou nesta segunda-feira (1º) que o país já é tecnicamente capaz de construir uma bomba atômica, mas ressaltou que esse objetivo não está no horizonte.

A declaração chega em meio às tentativas de renegociar o acordo rasgado pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 2018.

"O Irã tem a capacidade técnica de construir uma bomba atômica, mas tal objetivo não está na agenda", disse o chefe da Organização Iraniana de Energia Atômica, Mohammad Eslami, segundo a agência Mehr.

Após a retirada dos EUA do acordo nuclear de 2015, o Irã passou a descumprir limites para enriquecimento de urânio e armazenamento de material atômico, enquanto as negociações com as potências mundiais estão estagnadas.

De acordo com a agência oficial Irna, o Ministério das Relações Exteriores iraniano afirmou nesta segunda-feira que ainda é "cedo" para uma nova rodada de tratativas com Alemanha, China, França, Reino Unido, Rússia e União Europeia, os outros signatários do acordo original.

Teerã e Washington não têm contato direto, mas trocam mensagens por meio da UE. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!