Destroços de foguete chinês caem na Malásia e são confundidos com meteoros
Reprodução
Destroços de foguete chinês caem na Malásia e são confundidos com meteoros

A Agência Espacial da Malásia (MYSA) confirmou que os detritos do  foguete chinês Long March 5B foram detectados no espaço aéreo do país por volta das 0h55 da manhã deste domingo, na hora local. Em um comunicado à imprensa, a MYSA informou que os destroços caíram no Mar de Sulu.

"Os restos do  foguete pegaram fogo ao entrar no espaço aéreo da Terra e o movimento dos destroços em chamas também cruzou o espaço aéreo da Malásia e foi detectado em várias áreas, inclusive cruzando o espaço aéreo ao redor do estado de Sarawak", diz a nota.

A Força Espacial dos EUA confirmou que o que alguns primeiro confundiram com meteoros era de fato o foguete. No Twitter, o órgão militar americano afirmou que "pode confirmar que a Longa Marcha 5B (CZ-5B) da República Popular da China (RPC) entrou no Oceano Índico em aprox. 10h45 MDT em 30/07".

Jonathan McDowell, astrofísico do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, também confirmou a queda dos destroços do foguete na Malásia. Ele compartilhou vídeos nas redes sociais.


 McDowell fez críticas à forma como o foguete voltou para a Terra. Em entrevista à rede de televisão americana CNN, ele afirmou que "nenhum outro país deixa essas coisas de 20 toneladas em órbita para reentrar de maneira descontrolada".
O diretor da agência espacial americana (NASA), Bill Nelson, também usou as redes sociais para criticar o governo chinês. "A República Popular da China não compartilhou informações específicas de trajetória quando seu foguete Long March 5B caiu de volta à Terra. Todas as nações com programas espaciais devem seguir as melhores práticas estabelecidas e fazer sua parte para compartilhar esse tipo de informação com antecedência para permitir previsões confiáveis do risco potencial de impacto de detritos, especialmente para veículos pesados, como o Long March 5B, que carregam um risco significativo de perda de vidas e propriedades", escreveu, no Twitter.

 A Agência Espacial da China disse, por meio de nota, que os restos do foguete retornou à atmosfera por volta das 12h55 de domingo, horário de Pequim. E acrescentou que a maioria dos destroços foi queimada durante o processo de reentrada no Mar de Sulu, que fica entre a ilha de Bornéu e as Filipinas.

O foguete chinês Long March 5B, de 23 toneladas, decolou da ilha de Hainan às 14h22, horário local, no último domingo, 24 de julho. O artefato foi usado para lançar uma espaçonave não tripulada, chamada Wentian, carregando o segundo dos três módulos que a China precisava para completar sua nova estação espacial Tiangong.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!