Biden já havia assinado decreto com o objetivo de proteger de punições mulheres que realizarem aborto
Ansa
Biden já havia assinado decreto com o objetivo de proteger de punições mulheres que realizarem aborto

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, com maioria de parlamentares democratas, aprovou nesta sexta-feira (15) um projeto de lei para restaurar o direito ao aborto em todo país , após a decisão da Suprema Corte de abolir a sentença histórica do caso Roe v. Wade, de 1973, que legalizou a prática no território americano.

A medida, que efetivamente proíbe restrições ao aborto antes que a gravidez atinja 24 semanas, foi aprovada com 219 votos a favor e 210 contra.

A votação foi em grande parte simbólica - os projetos de lei são praticamente impossíveis de superar a oposição republicana no Senado igualmente dividido, onde são necessários 60 votos para avançar a legislação.


Mas a ação aponta para o que os democratas prometem ser uma campanha política total, potencialmente de anos, para restaurar os direitos ao aborto em todos os 50 estados.

Hoje, a Câmara americana também aprovou um projeto para proibir a criminalização de mulheres que viajarem para outro estado para realizar um aborto, com 223 votos a favor e 205 contrários.

A votação ocorre no momento em que o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, está sob crescente pressão de seus apoiadores, depois da decisão da Suprema Corte de invalidar um direito constitucional de meio século ao aborto. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!