Um incêndio no presídio de Tuluá, na Colômbia , deixou ao menos 49 mortos nesta terça-feira (28). De acordo com a imprensa local, os prisioneiros tentavam realizar uma fuga em massa e, para distrair os funcionários da prisão, atearam fogo em colchões durante a troca de turno dos guardas.
Conforme o site de notícias Caracol , o Instituto Nacional Penitenciário e Carcerário da Colômbio (Inpec) confirmou o número de mortes.
"Infelizmente há uma rebelião no pavilhão número oito da prisão de Tuluá, onde há 1.267 presos, com um lamentável resultado de 49 mortes", disse o general Tito Castellanos, diretor do Inpec, em entrevista à rádio La W Radio.
Durante a ação, as chamas saíram do controle e tomaram todo o edifício do pavilhão 8 do presídio, que tem cerca de 200 presidiários.
O presídio, que fica a cerca de 90 quilômetros da cidade de Cali, tem quase 1.300 pessoas presas. Organizações não governamentais do país denunciam superlotação e condições precárias no estabelecimento.
Ainda, de acordo com o jornal El Tiempo, outras 30 pessoas ficaram feridas e o incêndio já foi controlado.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.