O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse hoje (10) em discurso na 4ª edição da Cúpula das Américas na Flórida, nos Estados Unidos, que o governo brasileiro atua com todos os recursos para encontrar com vida o indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, desaparecidos no Vale do Jari (AM) há uma semana.
"Desde o primeiro momento as nossas Forças Armadas e Polícia Federal têm se destacado na busca incansável da localização dessas pessoas. Pedimos a Deus que sejam econtrados com vida", disse o atual presidente.
O governo é acusado por familiares e especialistas de negligenciar as operações de buscas por não autorizar por exemplo, o uso de helicopteros nas operações de varredura na selva. Na quarta-feira, 8 de junho, a Justiça do Amazonas ordenou "sob regime de urgência que a União Federal reforce a estratégia de buscas e ratifica que é imprescindível o uso de helicopteros em buscas na selva" , como informamos no Último Segundo .
Durante discurso na cúpula, Bolsonaro comentou também que o Brasil é referência em ajuda humanitária. "O Brasil é um país que continua concedendo vistos humanitários a afegãos, haitianos, ucranianos, sírios e venezuelanos", afirma Bolsonaro.
Encontro com Joe Biden
Jair Bolsonaro se encontrou ontem com o presidente americano Joe Biden em duas ocasiões na cúpula e afirmou que se surpreendeu com a conversa e que também busca por alternativas para por fim aos conflitos na Ucrânia.
"Senti no presidente Biden muita sinceridade e muita vontade em resolver certos problemas que fogem, obviamente de total responsabilidade de cada um de nós. Mas, juntos, poderemos buscar alternativas para pôr um fim nestes conflitos", conclui.
Entre no
canal do Último Segundo no Telegram
e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.