Zelensky com soldados ucranianos em Bucha
Reprodução/Twitter - 04.04.2022
Zelensky com soldados ucranianos em Bucha

presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse neste sábado (23) que espera que uma possível mediação do Vaticano consiga alcançar uma trégua na invasão russa e garantir a paz.

"Queremos uma trégua e pedimos a ajuda de todos, inclusive da Santa Sé", disse o líder ucraniano durante entrevista coletiva em Kiev.

A declaração é dada poucos dias após um comandante da Ucrânia enviar uma carta ao papa Francisco pedindo ajuda para salvar a população de Mariupol, cidade que está perto de ser tomada pela Rússia.

Francisco tem feito recorrentes apelos contra a invasão russa para pedir o fim da guerra e o "massacre" contra a população civil na Ucrânia. Recentemente, inclusive, o Vaticano desistiu de realizar um encontro entre o Pontífice e o primaz da Igreja Ortodoxa Russa, previsto para ocorrer em junho, em Jerusalém, porque poderia "se prestar a muitas confusões", tendo em vista que Cirilo já demonstrou apoio à invasão.

Mariupol - Na entrevista, Zelensky foi questionado sobre Mariupol e afirmou que se a Rússia matar mais um combatente na cidade ou se avançar com um referendo de independência nas regiões do sul parcialmente ocupadas de Kherson e Zaporizhzhia, suspenderá as negociações de paz com Moscou.

Leia Também

"Se nosso povo for morto em Mariupol, se eles anunciarem um pseudo-referendo nas novas pseudo-repúblicas, a Ucrânia não participará de nenhum processo de negociação", enfatizou.

Zelenskiy ainda reforçou que avançar com um referendo "não será útil para a solução diplomática desta situação" e garantiu que a Ucrânia não vai desistir.

"Nós, ucranianos, nunca desistiremos. Demonstramos com fatos que esta é a única maneira de defender nossa liberdade. Os russos estão se comportando de maneira semelhante aos nazistas, torturando a população", disse Zelensky, lembrando que as atrocidades são semelhantes às cometidas pelos nazistas.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários