Ataque a hospital infantil em Mariupol, na Ucrânia
Reprodução / NR1 - 09.03.2022
Ataque a hospital infantil em Mariupol, na Ucrânia

O ministro da Saúde ucraniano, Viktor Lyashko, afirmou nesta terça-feira que dez hospitais foram completamente destruídos desde o início da invasão militar da Rússia na Ucrânia, em 24 de fevereiro. Muitas unidades de saúde também não puderam ser reabastecidas com medicamentos e suprimentos por causa de combates que ocorrem nas proximidades.

Segundo a Reuters, durante o pronunciamento em rede nacional o ministro disse ainda que, em meio a pandemia, testes de Covid-19 são realizados apenas em áreas onde não há combates, o que dificulta esforços para rastrear a doença no país.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz ter confirmado 62 ataques a instalações de saúde na Ucrânia desde o início da guerra, resultando em 15 mortes e pelo menos 37 feridos.

O Kremlin, por meio de seu porta-voz, Dmitry Peskov, manifestou insatisfação nesta segunda-feira com o andamento das negociações entre Rússia e Ucrânia em busca de um acordo de paz para encerrar a guerra.

Leia Também

— O grau de progresso provavelmente está aquém do que gostaríamos e do que é exigido pela dinâmica dos desenvolvimentos da situação do lado ucraniano — disse Peskov em referência à guerra, em uma conversa por videoconferência com jornalistas citada pela agência russa RIA. — O lado russo demonstra uma vontade muito maior de trabalhar de forma rápida e significativa.

Perguntado sobre a possibilidade de um encontro pessoal entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, o porta-voz do Kremlin observou que antes disso "é necessário chegar a um acordo", para que só então os líderes se encontrem.

— Para falarmos de uma reunião entre os dois presidentes, é preciso fazer o dever de casa antes — afirmou Peskov. — As conversas precisam ser realizadas e seus resultados acordados. Não houve nenhum progresso significativo até agora.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!