Imagem de satélite mostra danos à Ilha da Cobra, onde soldados ucranianos xingaram russos e foram bombardeados
Reprodução/CNN/Maxar Technologies
Imagem de satélite mostra danos à Ilha da Cobra, onde soldados ucranianos xingaram russos e foram bombardeados

Foi divulgada nesta segunda-feira a primeira imagem de satélite da Ilha da Cobra, no Mar Negro, local onde soldados ucranianos xingaram russos quando receberam uma ordem para se renderem. O registro da empresa Maxar Technologies, publicado pela CNN americana, mostra danos nos edifícios e um navio da Rússia ancorado no local.

A ilha localizada na costa da Crimeia, península anexada pela Rússia em 2014, tem 186 mil m² e foi apontada pelo centro de estudos Atlantic Council, dos Estados Unidos, como "central para as demandas marítimas ucranianas". Quando abordados pelos opositores na guerra, um grupo de 13 soldados recusou baixar as armas e xingou os russos: "Vão se f...".

Num primeiro momento, o governo da Ucrânia disse que todos os soldados haviam sido alvo de bombardeios e morreram. Posteriormente, divulgaram que, na verdade, o grupo estava vivo. Eles acabaram se rendendo e foram presos. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que todos serão considerados Heróis do país.

Na semana passada, Emine Dzheppar vice-ministra das Relações Exteriores do país, anunciou que um selo postal comemorativo do incidente na ilha. O desenho do artista Boris Groh mostra um soldado apontando o dedo do meio para um navio em alto mar.

O diálogo entre as tropas foi publicado pelo jornal ucraniano Pravda e por um conselheiro do Ministério do Interior, Anton Gerashchenko. Ao se aproximaram da ilha, os navios russos deram um ultimato:

"Esse é um navio de guerra russo. Sugiro que vocês baixem suas armas e se rendam para evitar um derramamento de sangue e mortes sem necessidade. Caso contrário, vocês serão bombardeados", disse o oficial naval.

Logo depois, a gravação mostra uma conversa entre dois militares da Ucrânia.

Leia Também

"Então acho que é isso...devo dizer a eles para que se fodam?"

Uma soldado responde em seguida.

"Bom, acho que é o caso."

Segundos depois, vem a resposta aos russos.

"Navio de guerra, vão se foder ."

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!