Ivermectina, medicamento ineficaz contra Covid-19
Reprodução/freepik
Ivermectina, medicamento ineficaz contra Covid-19

Um homem de 52 anos, morreu de Covid-19 no último domingo, na Pensilvânia, após sua esposa ter entrado na Justiça para conseguir o direito de tratar o homem com ivermectina. Keith Smith recebeu as duas doses do medicamento antes de sua condição piorar e o médico interromper o tratamento. A morte ocorreu sete dias após a primeira dose.

Keith Smith foi diagnosticado em 10 de novembro sendo internado na unidade de terapia intensiva do hospital em coma induzido 11 dias depois. Com o quadro de saúde piorando, sua esposa, Darla Smith, buscou na ivermectina uma solução milagrosa para a cura do companheiro.

Segundo o jornal The Independent, a mulher foi incentivada por publicações nas redes sociais de grupos conservadores, impulsionados em parte por um serviço de telemedicina pró-Donald Trump que vende prescrições para ivermectina.

Entretanto, a droga é proibida para o tratamento do coronavírus em hospitais nos Estados Unidos devido sua ineficácia e riscos comprovados . A ivermectina é um medicamento antiparasitário, administrado principalmente a animais para tratar sarna e outras doenças.

Casada com Smith há 24 anos, a mulher entrou com um processo judicial para que o hospital administrasse a droga em seu marido. O paciente morreu sete dias após ter recebido a primeira dose.

A droga não é aprovada pela Food and Drug Administration (FDA, órgão semelhante à Anvisa no Brasil)porque não se mostrou promissora em ensaios pré-clínicos. A Organização Mundial da Saúde já havia informado em março deste ano que a eficácia do medicamento no tratamento da Covid-19 permanecia sem comprovação.

No dia 3 de dezembro, o juiz do Tribunal do Condado de York, Clyde Vedder, decidiu que não poderia obrigar o hospital a tratar o paciente com ivermectina, mas permitiu que Smith chamasse um médico independente para administrá-la.

Darla processou o hospital UPMC Memorial para tratar seu marido com ivermectina após saber de casos semelhantes nos Estados Unidos. Ela foi atendida pela Front Line COVID-19 Critical Care Alliance (FLCCC), grupo que promove o uso da droga no tratamento do coronavírus.

"Ele é o amor da minha vida, e estou completamente perdida e vazia sem ele. Neste ponto, não há nada mais que o hospital possa fazer, ou faça, pelo meu marido. No entanto, não posso desistir dele, mesmo que já tenham", escreveu em um depoimento ao tribunal.

O caso de Keith foi similar ao caso de uma professora de 47 anos da Flórida que morreu de Covid-19, em novembro. Neste caso, foi o marido que foi ao tribunal para tratá-la com ivermectina.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!