Uma névoa espessa formada por neblina e fumaça tóxica se instaurou sobre a capital indiana por causa de uma queda na temperatura, velocidade dos ventos e um aumento na queima de restos de colheita em fazendas das redondezas.
A névoa reduziu a visibilidade e o Índice de Qualidade do Ar chegou a 461 em uma escala de 500, como divulgado pelo conselho de controle de poluição federal, isso significa que o ar afetará pessoas saudáveis e impactará seriamente aqueles com doenças preexistentes.
A concentração de material particulado venenoso PM2.5 atingiu uma média de 329 microgramas por metro cúbico de ar. O governo aconselha 60 microgramas por metro cúbico de ar em um período de 24 horas como medição “segura” de PM2.5.
O PM2.5 é pequeno o suficiente para penetrar nos pulmões e entrar na corrente sanguínea, e pode causar doenças respiratórias graves, incluindo câncer pulmonar.
A previsão é de que as condições severas podem se amenizar no sábado, mas que a qualidade do ar continuará indesejável até 17 de novembro.