Tempestades de neve têm atingido a parte nordeste da China e causado estragos na região. As nevascas recordes atrapalharam a circulação de veículos, interromperam os serviços de trens e geram preocupações sobre o fornecimento de energia em algumas regiões do país.
De acordo com a imprensa estatal, o tráfego na província de Liaoning foi muito prejudicado. No local, a maioria das estações de pedágio das vias expressas precisaram ser fechadas nessa terça-feira (9), além das estações de trem e ônibus, exceto nas cidades de Dalian e Dandong.
Departamentos meteorológicos de Liaoning e em Jilin emitiram alerta vermelho de nevascas.
As autoridades trabalham para aumentar a produção de energia e importações de carvão para que as pessoas possam manter as casas aquecidas enquanto as temperaturas caem.
No último domingo (7), a Companhia Nacional de Rede Elétrica da China alertou para um "equilíbrio apertado" entre o fornecimento de energia e a demanda para o inverno. Uma grande parte do país — incluindo o nordeste da China — sofre com falta de energia desde maio devido aos altos preços e a baixa oferta de carvão, que restringiram as operações nas usinas elétricas.
— Com informações da agência de notícias Reuters.