EUA: Foguete da NASA que irá atingir asteroide tem data marcada para decolar
Reprodução: iG Minas Gerais
EUA: Foguete da NASA que irá atingir asteroide tem data marcada para decolar

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA, em inglês) agendou para o próximo dia 23 de novembro o lançamento do foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, que fará o transporte da  aeronave DART (Double Asteroid Redirection Test). O início da missão ainda depende de boas condições meteorológicas. As informações são da Istoé.

Chamada de AIDA (Asteroid Impact Deflection Assessment - ou Avaliação de Deflexão de Impacto de Asteróide, na tradução livre), a missão tem como objetivo proteger o planeta Terra de possíveis colisões com detritos espaciais.

Segundo a agência norte-americana, a aeronave já encontra-se atestada de combustível e aprovada em grande parte dos testes realizados até o momento.

Esta é a primeira missão oficial de teste de defesa planetária. Os cientistas buscam encontrar uma maneira de inibir o impacto de asteroides com o planeta. Com isso, o foguete será lançado a uma velocidade de quase 24 mil km/h e tem como função desviar o objeto de sua rota em 1%.


Em seu site, a NASA informa que "a colisão mudará a velocidade da minilua em sua órbita ao redor do corpo principal em uma fração de um por cento, mas isso mudará o período orbital da minilua em vários minutos — o suficiente para ser observado e medido usando telescópios na Terra".

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários