O aeroporto de La Palma está fechado desde quinta-feira por causa das cinzas
Reprodução Redes Sociais
O aeroporto de La Palma está fechado desde quinta-feira por causa das cinzas

Edifícios próximos ao  vulcão na ilha espanhola de La Palma foram tomados por rios de lava na manhã de sábado (09). Houve ainda uma tempestade de relâmpagos. O magma destruiu pelo menos quatro edifícios na vila de Callejon de la Gata, disseram testemunhas à Reuters.

As companhias aéreas que voam para as Ilhas Canárias foram aconselhadas a carregar combustível extra caso os planos tivessem de mudar o curso ou atrasar o pouso por causa das cinzas, disse um porta-voz da Enaire, que controla a navegação no espaço aéreo espanhol.

O aeroporto de La Palma está fechado desde quinta-feira por causa das cinzas, disse a operadora de tráfego aéreo espanhola Aena. Mas os outros aeroportos do arquipélago permaneceram abertos.

Houve 37 movimentos sísmicos no sábado, com o maior medindo 4,1, de acordo com o Instituto Geológico Nacional da Espanha. O vulcão Cumbre Vieja destruiu mais de 800 edifícios e forçou a evacuação de cerca deseis mil pessoas de suas casas na ilha.


La Palma, com uma população de cerca de 83.000, é uma das Ilhas Canárias no Atlântico. Relâmpagos foram vistos perto da erupção no início deste sábado. A lava do vulcão atingiu mais de 150 hectares de terras agrícolas, a maior parte delas usada para o cultivo de bananas, uma das principais plantações da ilha.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!