Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia
Crédito: getty images
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, nesta sexta-feria (10), que existe a possibilidade de o conflito atual entre Kiev e Moscou se tornar uma guerra de grande escala entre Rússia e Ucrânia.

"Suponho que sim", respondeu Zelensky a uma pergunta sobre o assunto no fórum YES Brainstormin 2021, celebrado em Kiev. O mandatário declarou que uma guerra em grande escala com a Rússia "seria o pior que poderia acontecer", mas que, "infelizmente, é uma possibilidade".

"Acredito que este seria o maior erro da Rússia", comentou. Ainda, o governante ucraniano revelou que gostaria de se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, para debater sobre o leste da Ucrânia. 

Segundo Zelensky, se este encontro acontecer, será mais "substancial" do que a reunião anterior do quarteto da Normandia, em dezembro de 2019.

O quarteto é formado por Rússia, Ucrânia, França e Alemanha, e o Grupo de Contato por Ucrânia, Rússia e a OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa).

O conflito no Donbass entre o Exército ucraniano e milícias pró-Rússia começou em 2014 e, desde então, já causou mais de 14 mil mortes. A tensão entre as nações começou quando os russos tomaram a Crimeia, desde então, a desavença vem ganhando força com a concentração militar russa nas proximidades da fronteira com o país vizinho. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!