Após surgirem rumos de que o papa poderia abdicar de seu cargo de pontifice máximo da Igreja Católica, Francisco se pronunciou sobre a questão e disse que nunca passou pela sua cabeça renunciar, nem mesmo após sua cirurgia no cólon em julho passado.
"Nem passou pela minha cabeça. Não sei de onde tiraram que eu ia apresentar minha renúncia", disse o pontífice, acrescentando que sempre que um papa está doente "corre uma brisa ou um furacão a respeito de um conclave", disse o Papa Francisco.
A declaração foi dada em entrevista à rádio espanhola Cope, divulgada na íntegra nesta quarta-feira (1º), e rebate rumores publicados pela imprensa argentina.
Ainda no início de seu pontificado, Francisco chegou a dizer que tinha a sensação de que sua gestão seria "breve", de "quatro ou cinco anos", mas em março de 2022 ele completará nove anos no trono de Pedro.
No entanto, de acordo com Jorge Bergoglio, boatos sobre uma eventual renúncia nascem de "interpretações distorcidas" de suas declarações, e ele prefere se calar porque responder "é pior".