Poucas horas depois da retirada definitiva das tropas dos Estados Unidos do Afeganistão, o grupo terrorista Al-Qaeda parabenizou o Talibã pela "vitória" e afirmou que esta "é uma lição e um exemplo para todos os jihadistas".
A declaração foi publicada nesta terça-feira (31) em comunicado em inglês e árabe divulgado pelo portal Site, da especialista em contraterrorismo Rita Katz.
O grupo terrorista também incita "as massas", ou seja, apoiadores em potencial, na "Europa e no Leste Asiático a se libertarem da hegemonia americana-ocidental", além de chamar a vitória dos rebeldes de um "caminho da resistência".
De acordo com a especialista em contraterrorismo, a tomada do Afeganistão pelo Talibã é o impulso mais significativo para a Al-Qaeda desde 11 de setembro e um triunfo para o movimento jihadista global.
Na mesma hora em que os últimos soldados americanos deixaram o Afeganistão após 20 anos, Amin-ul-Haq, ex-chefe de segurança de Osama Bin Laden em seu refúgio em Tora Bora, retornou ao país.
A chegada do principal expoente da Al-Qaeda à sua província de origem, Nangarhar, na fronteira com o Paquistão, foi divulgada em um vídeo que circulou na web , de acordo com a BBC.
Considerado um dos responsáveis pelo fornecimento de armas ao grupo jihadista, Amin-ul-Haq aparece a bordo de um SUV e sendo recebido com entusiasmo por alguns moradores locais, que beijam sua mão e tiram fotografia.