Talibã diz que busca manter
Reprodução
Talibã diz que busca manter "boas relações" com os Estados Unidos

O mais importante porta-voz do Talibã afirmou nesta terça-feira (31) que o grupo fundamentalista islâmico quer manter "boas relações" com os Estados Unidos, que enfim concluíram sua retirada do Afeganistão , encerrando uma guerra de 20 anos.

"Parabéns ao Afeganistão, essa vitória pertence a todos nós. Queremos ter boas relações com os Estados Unidos e com o mundo. Damos as boas-vindas a boas relações diplomáticas com todos eles", disse o porta-voz Zabihullah Mujahid na pista do aeroporto de Cabul, após a decolagem do último avião americano.

Mujahid ainda acrescentou que a derrota dos EUA é uma "grande lição para os outros invasores e para as gerações futuras". Já o secretário americano de Estado, Antony Blinken, cogitou "trabalhar" com o Talibã se o grupo mantiver seus compromissos.

Segundo ele, os novos governantes do Afeganistão precisam "conquistar" a legitimidade e o apoio da comunidade internacional. "Começou um novo capítulo de nosso compromisso com o Afeganistão", disse Blinken, que transferiu a representação diplomática dos EUA em Cabul para Doha, no Catar.

De acordo com o secretário, menos de 200 americanos que desejam ser evacuados continuam no Afeganistão. "Provavelmente estamos mais perto dos 100", acrescentou Blinken, prometendo ajudar aqueles que quiserem sair do país asiático.

Derrubado pela invasão americana em 2001, o Talibã voltou ao poder neste mês, após uma rápida ofensiva iniciada depois da retirada da maior parte das tropas dos EUA e da Otan. Em seu avanço pelo Afeganistão, o grupo fundamentalista quase não enfrentou resistência, com exceção do Vale do Panjshir.


Essa é a única província que ainda resiste ao Talibã, que perdeu pelo menos oito combatentes em confrontos com militantes anti-islamitas na região nesta terça-feira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!