Emmanuel Macron, presidente da França
Remi Jouan/Creative Commons
Emmanuel Macron, presidente da França

O presidente da França, Emmanuel Macron, mudou de aparelho e de número do celular após revelações de que teria sido alvo de espionagem através do software israelense Pegasus , informou a mídia local nesta sexta-feira (23).

Não se sabe se o mandatário, realmente, foi espionado, mas um dos números de telefone que Macron usa estava na lista vazadas com 50 mil contatos para um consórcio internacional de imprensa. A questão está sendo investigada oficialmente pela Procuradoria de Paris porque jornalistas franceses também estavam na lista.

Nesta quinta-feira (22), o próprio Macron havia debatido a questão em um "Conselho de Defesa extraordinário dedicado ao caso Pegasus e a questão da segurança da informática".

As revelações sobre o uso indevido do software, desenvolvido pela empresa israelense NSO Group, foram reveladas no último domingo (18) e mostra que governos autoritários, como Marrocos, Hungria, Arábia Saudita e México, entre outros, usaram o Pegasus para espionar ativistas, jornalistas, políticos, membros de família real e empresários.

Por sua vez, a NSO disse que seu software deve ser usado apenas para monitorar criminosos e terroristas, mas o governo israelense, que supervisiona esse tipo de atividade, instaurou uma comissão com diversos especialistas e ministros para verificar se houve abusos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!