Naftali Bennett é o novo primeiro-ministro de Israel e assumirá o cargo após 12 anos de Benjamin Netanyahu no poder. Uma votação no parlamento ratificou sua vitória neste domingo (13). Sua ascenção ao cargo de premiê se deve a uma aliança heterogênea entre partidos de esquerda, centro e direita.
Bennett é líder do partido Yamina - uma coalisão política entre partidos de direita - desde 2012. Considerado um ultradireitista, Naftali defende a permanência de colônias israelenses na Cisjordânia e tem como pauta inegociável o controle de Jerusalém Oriental.
Fora da sua vida política, Naftali é filho de pais norte-americanos e um empresário bem-sucedido após vender sua startup de cibersegurança denominada Cyotta, em 2005, por U$ 145 milhões. Também já passou pelo exército israelense - onde chegou a integrar o Sayyeret Matkal, prestigiada divisão de soldados de elites.
Bennett e construiu sua carreira na política através de movimentos religiosos sionistas - movimento que defende colonização de áreas palestinas - apoio ao conservadorismo regional e liberalismo econômico.