Venezuela confirma que 8 soldados foram sequestrados por guerrilheiros
Reprodução
Venezuela confirma que 8 soldados foram sequestrados por guerrilheiros

O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino, informou neste sábado que oito de seus soldados foram capturados e estão detidos por grupos armados dissidentes das Farc, na Colômbia, após combates no estado de Apure, na fronteira entre os dois países, onde acontecem confrontos armados desde março.

O ministro disse que os paramilitares ofereceram uma prova de vida dos sequestrados em 9 de maio e exigiu que os captores "preservassem suas vidas e integridade física".

"Estabelecemos os contatos para levar à sua libertação antecipada e a Chancelaria da República está em coordenação com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, para que este sirva de elo na entrega dos nossos irmãos combatentes", disse o ministro, ao ler um comunicado na televisão estatal.

Esta foi a primeira confirmação oficial do caso, que já fora adiantado por uma organização não governamental venezuelana, FundaREDEDS, em uma denúncia no início desta semana. Segundo a ONG, os sequestradores integram uma dissidência das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que não se desmobilizou após o acordo de paz com o governo da Colômbia, e os sequestros ocorreram após combates em meados de abril em uma área de Apure, perto da fronteira com a Colômbia.

Analistas militares venezuelanos, como Rocío San Miguel, disseram que não há precedentes de soldados venezuelanos detidos por insurgentes do país vizinho pelo menos desde os anos 1990.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha confirmou que tem conhecimento das alegações, anunciando que os soldados venezuelanos estavam em seu poder, mas se recusou a dar detalhes, indicando que o trabalho humanitário do Comitê é bilateral e confidencial.

As autoridades de Caracas relataram combates em Apure desde 23 de março com grupos ilegais colombianos, que não identificaram, e nos quais morreram pelo menos uma dezena de soldados venezuelanos, enquanto o Serviço de Migração da Colômbia informou que cerca de 5 mil pessoas chegaram da Venezuela fugindo desses confrontos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!