A figura da Virgem Maria se encontra em um santuário em terreno particular à beira de uma estrada na aldeia de Miejsce, na província de Małopolska, desde o início do século 20, relata a "Gazeta Krakowska". Com o passar dos anos, a estátua foi desgastada pelo frio e pela chuva.
O proprietário do terreno, a quem o jornal chama de Stanisław, contratou restauradores profissionais para recuperarem a imagem , que já havia recebido algumas camadas de tinta durante décadas, em restauração desastrada que tinha deixado a escultura com um visual esquisito. Até o cabelo havia sido pintado de preto.
Depois de retirar as camadas de tinta, os especialistas descobriram que era necessária a reconstrução do rosto de Maria, bem como restaurar a coroa de flores em sua cabeça e as cores originais. O processo foi concluído recentemente, mas Stanisław não gostou dos efeitos do "lifting". Ele considerou Maria "irreconhecível". "Em termos de cores e aparência, não se parece com a figura que tínhamos. Não se parece com a Mãe de Deus de antes da renovação", disse ele, bastante contrariado.
Moradores mais antigos da região, entretanto, disseram que o trabalho dos restauradores devolveu à escultura a sua aparência original. Mas Stanisław preferia a segunda versão, com os retoques amadores.
"Se os responsáveis pela restauração da figura quisessem fazer alterações, eles poderiam ter informado o proprietário. Não sei o que os graduados da Academia de Belas Artes estavam pensando para profanar a beleza que meus bisavós criaram", acrescentou.