George Floyd
Reprodução Facebook
George Floyd

Nesta quinta-feira (04), a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que proíbe táticas policiais e facilita processos contra agentes que violarem os direitos constitucionais dos suspeitos, mas as perspectivas da medida no Senado ainda são incertas. As informações são do portal UOL .

Democratas impulsionaram a "Lei George Floyd  de Justiça no Policiamento" na Câmara por 220 votos a 212, com o apoio de um único republicano, poucos dias antes do ex-policial Derek Chauvin ir a julgamento devido a uma acusação estadual de homicídio pela morte de Floyd no ano passado .  

"Quantas pessoas mais têm que morrer, quantas pessoas mais têm que ser agredidas em vídeo" antes de as reformas policiais virarem lei, questionou a deputada democrata Karen Bass, que redigiu a legislação com o presidente do Comitê Judiciário da Câmara, Jerrold Nadler.

De acordo com ela, o projeto de lei "responsabilizará" a polícia quando direitos constitucionais foram violados, mas também apoiará as forças locais da lei fomentando melhorias no policiamento comunitário, principalmente em bairros de minorias. Uma das cláusulas mais controversas mudaria a "imunidade limitada" da polícia, abrindo mais o caminho para processos pelo uso excessivo de força.

George Floyd tinha 46 anos quando morreu após Chauvin se ajoelhar em seu pescoço durante nove minutos. Sua morte provocou semanas de protestos nacionais e globais, muitos dos quais liderados pelo movimento Black Lives Matter .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!