Os registros começaram a ser detectados a partir das 16h10 (horário local)
Reprodução
Os registros começaram a ser detectados a partir das 16h10 (horário local)

Uma erupção espetacular está em andamento no vulcão Etna , na Itália , nesta terça-feira (16), com uma forte atividade explosiva da cratera sudeste e a emissão de uma alta nuvem de cinzas de lava que se dispersa para o sul.

Segundo dados do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia - Observatório Etna (INGV-OE) de Catânia, da mesma "boca emerge um transbordamento de lava que produziu um modesto colapso da lateral do cone, gerando um fluxo piroclástico que se desenvolveu ao longo da parede oeste do vale de Bove".

Os registros começaram a ser detectados a partir das 16h10 (horário local). Até o momento, não há informações de nenhum tipo de danos aos moradores.

atividade vulcânica provocou a suspensão das atividades do aeroporto internacional de Catânia, principalmente devido ao fluxo de cinzas de lava. A medida foi decidida após reunião emergencial pela unidade de crise do local. 


A coluna de fumaça e cinzas emitida pela cratera sudeste tem mais de um quilômetro de altura e a escuridão não permite garantir a segurança dos voos.

De acordo com o INGV, em relação ao abalo sísmico, a amplitude média do tremor vulcânico nas últimas horas se manteve elevada e, um pouco antes da explosão na cratera, houve um aumento repentino importante.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários