Joe Biden, o novo presidente dos Estados Unidos
Gage Skidmore/Creative Commons
Joe Biden, o novo presidente dos Estados Unidos

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , de suspender a construção do muro que separa a fronteira do país com o México foi apoiada por Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, nesta sexta-feira (12). As informações são da agência de notícias Reuters .

Em uma coletiva de imprensa nesta manhã, o presidente mexicano disse aos jornalistas que concorda com Biden na decisão, que é uma de suas primeiras ações desde que tomou posse. "Achamos que é bom eles não construírem mais muros", disse López Obrador, destacando que presidentes norte-americanos anteriores ampliaram as barreiras entre os países durante seus mandatos.

Apesar da decisão de Biden, López Obrador afirmou que "a fronteira não está escancarada" e exortou os imigrantes com destino aos EUA que não tentem fazer a travessia ilegal devido às mudanças. Na próxima semana, o governo dos EUA começará a registrar os postulantes a asilo forçados a esperar no México, segundo um programa polêmico adotado por Trump, disseram autoridades.

O muro construído na fronteira dos países foi um dos principais tópicos defendidos do ex-presidente dos EUA Donald Trump . Ainda na campanha de 2016, ele insistia que o México deveria pagar pela construção da barreira e, mais tarde, pediu financiamento do Congresso para o projeto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!