Adeus do presidente pode ser antecipado por conta do processo de impeachment
Reprodução
Adeus do presidente pode ser antecipado por conta do processo de impeachment

Nesta terça-feira (12), o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, anunciou em uma carta para a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, que não irá invocar a 25ª Emenda da Constituição, que versa sobre o afastamento do presidente da República por incapacidade, contra Donald Trump .

A negativa de Pence foi divulgada enquanto a Câmara dos Deputados votava um pedido formal ao vice-presidente para que declarasse que Donald Trump é incapaz de governar depois de ter incitado a invasão do Congresso para impedir a homologação da vitória eleitoral do democrata Joe Biden .

Embora já fosse esperado que Pence fosse recusar o pedido, ele ainda não havia oficializado este posicionamento, e a votação terminou com placar de 223 a 205 a favor que Mike Pence acionasse a 25ª emenda. Para além dos 222 deputados democratas, apenas um republicano, o deputado Adam Kinzinger, votou para pressionar Pence .

“Não acredito que tal curso de ação seja do interesse do que é melhor para nossa nação ou seja consistente com nossa Constituição ", disse Pence. A carta afirma que isso abriria um “precedente terrível” e “dividiria ainda mais e inflamaria as paixões do momento”.

Com a negativa do vice-presidente ,  a Câmara, de maioria democrata, deve votar nesta quarta-feira (13) a abertura de um processo de impeachment , acusando o presidente de incitar uma multidão violenta de seus apoiadores a invadir o Capitólio, onde saquearam a sede do Legislativo americano e mataram um policial.

O impeachment — que depende do apoio de dois terços do Senado (67 votos) para ser aprovado — abriria  caminho para a cassação, em uma votação independente, dos direitos políticos de Trump, o que o tornaria inelegível em futuras eleições. Além de quererem deixar claro que o comportamento do presidente é inaceitável, os democratas desejam também anular qualquer chance de ele voltar a concorrer à Presidência.

Na acusação que será votada, os democratas afirmam que "incitada pelo presidente Trump , uma multidão violou ilegalmente o Capitólio, feriu funcionários da lei, ameaçou membros do Congresso e o vice-presidente, interferiu com o dever constitucional solene da Sessão Conjunta de certificar os resultados da eleição e se envolveu em atos violentos, mortais, destrutivos e atos sediciosos".

Para ser aprovada, a abertura do processo precisa da maioria simples dos votos dos deputados . Embora o Partido Republicano tenda a impedir a condenação no Senado —  como aconteceu em janeiro de 2020, quando Trump foi alvo de um primeiro processo de impeachment —, a força do presidente no partido está diminuindo.

Alguns correligionários sinalizaram que pretendem apoiar o impeachment,  seja por considerarem inaceitável o comportamento do presidente, ou por entenderem que, desta forma, poderão facilitar a reconstrução do partido .

A primeira deputada a declarar que apoiará o processo de impeachment foi Liz Cheney, de Wyoming, filha do antigo rival de Trump Dick Cheney. Ela — a terceira liderança dos republicanos na Câmara — afirmou que “nunca houve uma traição maior por parte de um presidente do Estados Unidos" do que o incitamento de Trump à multidão.

Em uma declaração contundente, Cheney desqualificou republicanos que argumentam que o impeachment é precipitado, prematuro ou injustificado.  “O presidente dos Estados Unidos convocou essa turba, reuniu a turba e acendeu a chama desse ataque. Tudo o que se seguiu foi obra sua. Nada disso teria acontecido sem o presidente ”, ela disse.

Kinzinger, de Illinois, e John Katto, de Nova York, também afirmaram que vão apoiar o impeachment. Segundo a CNN, estima-se que até 20 deputados podem vir a apoiar a iniciativa.

Na outra Casa, o senador Mitch McConnell, líder republicano e antiga aliado de Trump, disse a pessoas próximas que acredita que o presidente cometeu infrações dignas de impeachment e que está satisfeito com os procedimentos adotados por democratas nesta direção, acreditando que isso tornará mais fácil tirar Trump do partido. Caso McConnell apoie o processo, aumentam muito as chances de condenação de Trump no Senado.

Ao mesmo tempo, o deputado Kevin McCarthy, da Califórnia, líder da minoria na Câmara e um dos aliados mais firmes de Trump no Congresso , perguntou a outros republicanos se ele deveria pedir que Trump renunciasse após o tumulto no Capitólio, de acordo com três funcionários republicanos informados sobre as conversas.

Embora McCarthy tenha dito que se opõe pessoalmente ao impeachment, ele e outros líderes partidários decidiram não fazer lobby formalmente para que os republicanos votem "não", e um assessor de McCarthy disse que ele estava aberto a uma medida que censure Trump por sua conduta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!