O diretor do FBI , a Polícia Federal norte-americana, Christopher Wray, disse, em nota, que o departamento responsabilizará, junto aos "parceiros federais, estaduais e locais", as pessoas que instigaram a invasão da tarde de ontem ao Congresso dos Estados Unidos . As informações são do portal UOL.
"A violência e a destruição de propriedade no edifício do Capitólio dos EUA ontem mostraram um desrespeito flagrante e terrível por nossas instituições de governo e pela administração ordeira do processo democrático", disse Wray. "Não se engane: com nossos parceiros, responsabilizaremos aqueles que participaram do cerco de ontem ao Capitólio", acrescentou.
O diretor do FBI chamou os invasores de "agitadores violentos e extremistas" que usam a Constituição "para incitar a violência e causar estragos" e disse poder assegurar que está perseguindo "agressivamente os envolvidos" no episódio.
Formulário
Além disso, hoje, o departamento lançou um formulário com o objetivo de coletar "informações que ajudem a identificar indivíduos que estão ativamente instigando a violência em Washington ".
No início do formulário, o FBI diz estar "aceitando dicas e mídia digital retratando distúrbios e violência no prédio do Capitólio e arredores em Washington". O departamento também disponibilizou o número 1-800-225-5324 para que pessoas possam enviar informações.
"Nosso objetivo é preservar o direito constitucional do público de protestar, protegendo a todos contra a violência e outras atividades criminosas", afirmou o órgão.