Nesta segunda-feira (14), a população dos Estados Unidos começou a ser vacinada contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) . A primeira pessoa a receber uma dose do imunizante foi Sandra Lindsay, uma enfermeira de Nova York.
Sandra Lindsay atua em uma Unidade de Terapia Intensiva ( UTI ) do Long Island Jewish Medical Center, no distrito do Queens.
Ela recebeu hoje a vacina contra Covid-19 e o momento contou com a participação do governador de Nova York, Andrew Cuomo .
"Histórico! A primeira nova-iorquina, a enfermeira de linha de frente Sandra Lindsay, foi vacinada. A cura está a caminho. Obrigado, Sandra", escreveu o governador no Twitter.
Você viu?
Sandra Lindsay agradeceu a todos os trabalhadores da linha de frente e disse que, além de aliviada, está esperançosa. “Espero que isso marque o começo do fim de um período muito doloroso”, afirmou a enfermeira.
A vacinação nos Estados Unidos se inicia um dia após o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do país (CDC) autorizar o uso da vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech em pessoas com mais de 16 anos.
Os EUA são a quinta nação a liberar o imunizante Pfizer-BioNTech. A vacina já foi aprovada no Reino Unido, no Canadá, no Bahrein e na Arábia Saudita. Autoridades estadunidenses pretendem vacinar 20 milhões de pessoas em dezembro.
Alex Axar , secretário de saúde dos Estados Unidos, classificou o dia de hoje como histórico. Ele afirmou que a vacina passou “por todos os aspectos de processos da FDA [Food and Drug Administration], com integridade e dados transparentes”.
Axar pediu ainda que a população tome a vacina. “Proteja-se e proteja os que estão ao seu redor”, disse o secretário de saúde . “Vemos, esperançosamente, a luz no fim do túnel dessa pandemia horrível”, declarou.