O secretário de Justiça dos Estados Unidos , William Barr , disse nesta terça-feira (01) que não há evidência de fraude nas eleições norte-americanas . “Até agora, não enxergamos fraude em uma escala que pudesse ter alterado o resultado das eleições”, disse à agência de notícias Associated Press.
A declaração de Barr praticamente derruba qualquer argumento dos Republicanos para tentar reverter a vitória de Joe Biden , que deve mesmo tomar posse em 20 de janeiro.
Segundo Barr, as acusações de fraude ficam restritas a circunstâncias muito específicas. "Não são acusações sistêmicas, e essas foram derrubadas", afirmou o secretário.
A campanha de Donald Trump entrou com ações judiciais para contestar os resultados em vários estados-chaves. Na maioria, os processos foram indeferidos ou abandonados. Na última semana, GSA, agência que cuida do processo de transição de governos, deu sinal verde para que a transição começasse.
Observadores da OEA (Organização dos Estados Americanos) afirmaram em relatório (íntegra, em inglês) que não houve “nenhuma irregularidade grave” nas eleições norte-americanas. Além disso, a vitória de Joe Biden foi confirmada em estados que passaram por recontagem.