As autoridades afirmaram que os ursos não são vistos desde de setembro, quando os robôs foram instalados
Reuters
As autoridades afirmaram que os ursos não são vistos desde de setembro, quando os robôs foram instalados

Uma cidade do Japão  instalou  robôs que se parecem com lobos com o objetivo de assustar os ursos da região, que se tornaram um problema cada vez mais perigosos no interior do país. As informações são da Folha.

O governo de Takikawa, cidade localizada na ilha de Hokkaido, comprou e instalou um par desses robôs depois que ursos foram vistos rondando alguns bairros em setembro. E, de acordo com as autoridades municipais, após a instalação dos equipamentos, os animais não foram mais avistados no local.

A emissora nacional NHK afirmou que os flagras de ursos atingiram um pico de cinco anos, principalmente nas áreas rurais do oeste e norte do Japão. Só em 2020 já houve uma dúzia de ataques, sendo que, dois deles foram fatais. Isso fez com que o governo convocasse uma reunião no mês passado para abordar a ameaça que eles representam.

O robô 

De acordo com o portal, o robô é chamado de " Lobo Monstruoso " e consiste em um corpo peludo com quatro patas, juba amarela e olhos vermelhos brilhantes. O mecanismo possui sensores de movimento que, quando ativados, fazem com que o "animal" mexa a cabeça, pisque luzes e emita 60 sons diferentes, parecidos com uivos. O fabricante das máquinas já vendeu cerca de 70 unidades do robô desde 2018.

O robô possui sensores de movimento para fazer com que se pareça com um lobo de verdade
Divulgação
O robô possui sensores de movimento para fazer com que se pareça com um lobo de verdade

As autoridades de Takikawa afirmaram que, no final de novembro, é o período em que os ursos se tornam ainda mais perigosos, já que saem em busca de alimento antes de entrarem em hibernação. Segundo a mídia local, a diminuição das nozes e castanhas na natureza neste ano pode ter induzido os animais a se aventurarem mais perto de cidades pequenas em busca de sustento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!