Novo presidente boliviano foi empossado na manhã deste domingo
Reprodução/Twitter
Novo presidente boliviano foi empossado na manhã deste domingo

O ex-ministro da Economia da Bolívia  Luis Arce Catacora prestou juramento e tomou posse formalmente como o novo presidente do país neste domingo (8).

O representante do Movimento para o Socialismo ( MAS ) venceu as eleições de 18 de outubro em primeiro turno, com mais de 55% dos votos.

O juramento de " Lucho " e de seu vice, David Choquehuanca, em La Paz contou com a presença de diversos líderes, como os presidentes da Argentina, Colômbia e Paraguai, o rei Felipe VI, da Espanha, e ministros e premiês de Chile, Uruguai, Venezuela, Irã e Peru. Também esteve presente o subsecretário do Tesouro para Assuntos Internacionais dos Estados Unidos, Brent McIntosh.

A posse foi acompanhada por milhares de pessoas e contou ainda com a presença de diversos grupos indígenas bolivianos.

Arce assume o cargo após o governo interino de Jeanine Añez, que assumiu a função após a renúncia de Evo Morales no fim do ano passado. Morales havia ganhado nas urnas, mas a pressão de órgãos internacionais e dos militares sobre uma suposta fraude no pleito - que nunca foi comprovada - fez com que ele saísse do cargo para tentar acalmar os ânimos.

Nas eleições deste ano , Arce derrotou o candidato da direita, o ex-presidente Carlos Mesa, sem a necessidade de um segundo turno.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!