Arce
Reprodução/Twitter
Com mais de 55% dos votos, Luis Arce foi proclamado novo presidente da Bolívia

Nesta sexta-feira (23), a apuração oficial das eleições presidenciais da Bolívia foi concluída, confirmando a vitória já esperada de Luís Arce, candidato socialista do partido Movimento para o Socialismo (MAS) , o mesmo do ex-presidente Evo Morales .

Segundo informações da agência Reuters, o resultado mostrou que Arce teve 55,10% dos votos válidos, confirmando a vitória no pleito ainda no primeiro turno. Carlos Mesa, principal adversário e nome mais forte da direita do país, ficou em segundo lugar, com pouco menos de 29% dos votos.

Com isso, confirma-se a expectativa da vitória do "pupilo" de Morales, que foi ministro da Economia no governo e um dos principais responsáveis pelo chamado "milagre econômico boliviano", e recoloca a esquerda no poder da Bolívia após um governo interino conservador.

Antes mesmo da confirmação, Arce já havia iniciado os primeiros movimentos dentro do país visando seu mandato, realizando reuniões e encontros com lideranças de diversos setores. Entre eles, recebeu as congratulações do presidente russo Vladimir Putin durante encontro com o embaixador da Rússia na última quinta-feira (22).

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários