Galinhas serão abatidas por conta da gripe H5N8
shutterstock
Galinhas serão abatidas por conta da gripe H5N8

Cerca de 215 mil galinhas poedeiras serão abatidas depois que  casos de gripe aviária foram detectados em uma granja no sul da Holanda , informou o Ministério da Agricultura da Holanda nesta quinta-feira (5). A decisão foi tomada em razão da gripe H5N8, que também foi identificada em granjas na Alemanha e no Reino Unido.

"Em Puiflijk, no município de Druten, a gripe aviária foi detectada em uma fazenda com aves poedeiras", disse o ministério em um comunicado. "Trata-se provavelmente de uma variante altamente patogênica da gripe aviária".

Todas as aves da fazenda- que tem cerca de 100 mil e onde oito morreram pela doença - serão abatidas para evitar a propagação do vírus. Assim como as de uma granja localizada em um raio de um quilômetro, que tem 115 mil aves. É a segunda vez que o país conduz o procedimento para evitar a disseminação do vírus.

O risco para humanos é considerado baixo . A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o vírus da gripe H5N8 começou a se espalhar entre pássaros migratórios. Em dado momento, o vírus foi transmitido para as aves poedeiras em diferentes países europeus.

Você viu?

A ministra holandesa da Agricultura, Carola Schouten, proibiu o transporte de aves, ovos, esterco e chorume em uma área de dez quilômetros ao redor da fazenda, de acordo com o comunicado.

Cerca de 35,7 mil aves já foram abatidas no final de outubro em uma fazenda localizada a poucos quilômetros de Puiflijk. A cidade fica próxima da fronteira com a Alemanha, onde o patógeno foi primeiramente identificado.

Confinamento preventivo

Schouten impôs confinamento preventivo em 23 de outubro para todas as granjas comerciais na Holanda depois que o vírus aviário altamente patogênico H5N8 foi detectado em dois cisnes, o que levou a França a intensificar suas medidas de prevenção.

As autoridades francesas declararam nesta quinta-feira 45 departamentos em "alto" risco de introdução da gripe aviária por aves migratórias, forçando em particular o confinamento das aves, na esperança de evitar o retorno desta doença terrível para a criação. Na última segunda-feira, a Inglaterra já havia determinado o sacrifício de 13 mil galinhas pela mesma razão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!