Os Estados Unidos realizam hoje eleições para decidir quem ocupará a Presidência pelos próximos quatro anos: do lado dos Democratas, Joe Biden ; dos Republicanos, Donald Trump , que tenta a reeleição.
Os eleitores também vão escolher cerca de um terço dos senadores e todos os 435 parlamentares da Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados), além de governadores e prefeitos. A votação inclui ainda plebiscitos em 32 estados.
Por se tratar de eleição indireta, para um candidato ser eleito, não basta apenas vencer no total de votos: é preciso sair vitorioso nos chamados delegados para se tornar presidente . São 538 delegados em disputa, sendo que cada estado tem uma quantidade diferente, e proporcional.
Estados já definidos
As apurações já foram iniciadas e, de acordo com as urnas apuradas e as projeções do New York Times , o replublicano Donald Trump já conquistou o estado de Kentucky, Virgínia Ocidental, Carolina do Sul, Mississipi, Alabama e Tennesse, Oklahoma, Arkansas, Dakota do Norte, Wyoming, Dakota do Sul, Nebraska, Indiana, Louisiania e Flórida.
Joe Biden já tem a vitória confirmada nos estados de Vermont, Virginia, Maryland, Delaware, Ilinois, New Jersey, Connecticut, Rhode Island, DC, Massachussets, Novo México e Nova York.
Até o momento, Biden está à frente, com 131 delegados, contra 92 de Donald Trump. Para levar a disputa, um dos candidatos tem que chegar a 270 delegados.
Aguarde novas atualizações