Um forte terremoto atingiu o Mar Egeu, nesta sexta-feira (30), e foi sentido em diversas regiões na Turquia e na Grécia, causando pânico e caos nos moradores da região. Ao menos 4 pessoas morreram e 120 ficaram feridas na Turquia. Uma das vítimas morreu afogada por conta do tsunami que também afetou a região por conta do terremoto.
Outras 2 pessoas morreram na ilha grega de Samos. Os adolescentes foram encontrados mortos onde um muro desabou. De acordo com o serviço geológico dos Estados Unidos, o terremoto foi de escala 7 de magnitude.
A cidade mais atingida pelo desastre foi Izmir, na costa da Turquia. As pessoas correram para as ruas após o terremoto. Autoridades turcas informaram que ao menos 12 prédios caíram em Izmar. O tremor também foi sentido em Istambul, a maior cidade da Turquia, mas não há relatos de danos significativos.
O terremoto aconteceu por volta das 9 horas de Brasília, a 10 km de profundidade no Mar Egeu. Após o primeiro abalo, ocorreram 67 tremores secundários, sendo que 13 atingiram mais de 4 graus na escala Richter.
O presidente da Turquia, Recep Erdogan, se manifestou no Twitter sobre o terremoto e prometeu ajuda. "Tomamos medidas para iniciar o trabalho necessário na região com todas as nossas instituições".
Veja mais vídeos do desastre a seguir:
Você viu?