Papa Francisco demonstrou sua preocupação com a situação vivida no planeta por conta do fogo
Agência Brasil
Papa Francisco demonstrou sua preocupação com a situação vivida no planeta por conta do fogo

O papa Francisco recordou neste domingo (11) os incêndios que estão atingido muitas partes do mundo, em particular as regiões centrais da América do Sul, como o Pantanal, o Paraguai, as margens do rio Paraná e a Argentina, além da costa ocidental dos Estados Unidos, principalmente a Califórnia.

"Muitos incêndios são provocados por uma seca persistente, mas também há os que são causados pelo homem", afirmou o Pontífice, após a oração do ângelus, no Vaticano.

Francisco manifestou também sua proximidade "às populações atingidas pelos incêndios que assolam muitas regiões do planeta, bem como aos voluntários e aos bombeiros, que arriscam a sua vida no combate aos incêndios".

Perante milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, Jorge Bergoglio rezou para "que o Senhor apoie os que estão a sofrer as consequências desta catástrofe e nos torne atentos para preservar a criação".

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Pantanal teve 14% do seu bioma destruído pelo fogo durante o mês de setembro. O número em nove meses já supera toda a área devastada em 2019, sendo recorde desde 2002.

Os dados revelam que os incêndios já destruíram 26% de todo o bioma em 2020, em uma área de quase 33 mol quilômetros quadrados.

Você viu?

Conversa com padre brasileiro

Ver essa foto no Instagram

Atenção

Uma publicação compartilhada por Padre Julio Lancellotti (@padrejulio.lancellotti) em

No sábado (10), o pontífice ligou para o padre Júlio Lancelotti, vigário episcopal para a Pastoral do Povo da Rua, da Arquidiocese de São Paulo, para manifestar sua proximidade à população em situação de rua nesse período de pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Segundo publicação na conta oficial do padre no Instagram, a ligação foi realizada às 14h15 (horário local), e o Pontífice demonstrou toda "simplicidade" e "proximidade" ao perguntar sobre a população de rua, a convivência com ela e as dificuldades enfrentadas.

No comunicado, Lancelotti informa que o Santo Padre disse ter visto as fotos da campanha realizada para os vulneráveis durante a pandemia, que lhes foram enviadas recentemente.

"O Papa disse que viu as fotos que enviamos pra ele e que sabe das dificuldades que passamos, mas que não desanimemos e façamos sempre como Jesus, estando junto dos mais pobres", diz o texto.

Na conversa com o brasileiro, Francisco pediu para seu "amor" e "proximidade" serem transmitidos a todos os moradores de rua, os quais estão em suas orações.

No último mês, Lancelotti virou alvo de ataques após o deputado estadual Arthur do Val (Patriota) , conhecido pelo pseudônimo "Mamãe Falei", e candidato à prefeitura de São Paulo, iniciar uma campanha difamando o padre, o chamando de "cafetão da miséria" e "uma das maiores farsas do Brasil" nas redes sociais.

O padre realiza trabalhos sociais para ajudar moradores de rua há 36 anos e, desde o início da pandemia, tem se dedicado intensamente à missão de reduzir o impacto do novo coronavírus entre os vulneráveis.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!