Jeanine Añes
Zaconeta Caballero Reinaldo
Jeanine Añes

presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, anunciou sua desistência da disputa eleitoral na noite desta quinta-feira (17) para o pleito que será realizado no próximo dia 18 de outubro. Segundo a mandatária, a decisão foi tomada "pelo bem maior" e para evitar dispersar os votos da direita.

"Hoje, deixo de lado a minha candidatura à presidência da Bolívia para cuidar da democracia. Se não nos unirmos, voltará [Evo] Morales, voltará a ditadura. Faço isso para ajudar a vitória de quem não quer a ditadura e em homenagem à luta do povo boliviano para que a ditadura vá embora para sempre", disse em pronunciamento transmitido pela televisão.

Añez havia anunciado que disputaria a Presidência ainda em janeiro, antes mesmo de definir a data das eleições, algo que foi feito apenas no fim de junho. Ao lado de Samuel Doria Medina, ela unia os partidos Democratas e Unidade Nacional.

Ao fazer o anúncio de que estava se candidatando, a boliviana foi acusada por diversos partidos - de direita e de esquerda - de que ela estava demorando para anunciar a data das eleições para se perpetuar no poder.

A presidente assumiu a função em novembro de 2019 após a saída de Morales, que tinha ganhado sua quarta eleição consecutiva em resultado que foi contestado. Ela foi levada ao posto por conta do forte apoio que tinha dos militares bolivianos.

Você viu?

O anúncio da desistência ocorreu um dia depois da primeira pesquisa eleitoral mostrar que o ex-ministro de Economia de Morales Luis Arce, do partido Movimento para o Socialismo (MAS), venceria a disputa ainda no primeiro turno, com 40,3% dos votos.

O candidato da direita, o ex-presidente Carlos Mesa, apareceu com 26,2% e Añez tinha apenas 10,6%. Na Bolívia, um candidato à Presidência pode ser eleito no primeiro turno quem tiver mais de 40% dos votos e 10% de diferença para o segundo colocado.

Resposta de Morales

Assim que o anúncio foi ao ar, o ex-presidente boliviano Evo Morales usou sua conta no Twitter para responder Añez e dizer que a mandatária fez uma "dupla traição aos seus militantes e aos candidatos".

" Faz muito tempo que estava decidido, só faltava negociar sua impunidade. Está claro que o preço de sua nova aliança é a impunidade pelos escandalosos casos de corrupção em meio a pandemia, pelo genocídio de Senkata e Sacaba e pelo economicídio a que submeteu o país ", escreveu Morales.

Segundo o ex-presidente, " aqueles que protagonizam a crise neoliberal" na Bolívia, "querem continuar os saques mediante à reedição da tristemente famosa mega coalizão em meio à situação crítica que vivemos ". 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!