Svetlana Alexievich é vencedora de um Nobel de Literatura
Elke Wetzig / Creative Commons
Svetlana Alexievich é vencedora de um Nobel de Literatura

A vencedora do Nobel de Literatura em 2015, Svetlana Alexievich, denunciou nesta quarta-feira (9) que desconhecidos tentaram entrar em seu apartamento em Minsk, capital de Belarus .

A escritora e jornalista é a única integrante de um conselho de coordenação da oposição ainda em liberdade em seu próprio país, após homens encapuzados terem capturado o advogado Maxim Znak.

Alexievich já havia sido interrogada por um comitê do governo do presidente Aleksandr Lukashenko em 26 de agosto, mas permaneceu em silêncio.

O conselho do qual a escritora participa é acusado por Lukashenko, no poder desde 1994, de organizar um golpe. O presidente é alvo de protestos desde sua contestada vitória nas eleições de 9 de agosto, cujo resultado é contestado pela oposição.

Diplomatas da União Europeia, incluindo Áustria, Lituânia, Romênia e Suécia, foram ao apartamento de Alexievich para impedir uma eventual prisão.

"Ouvimos que pessoas desconhecidas estão tocando a campainha de seu apartamento, provavelmente representantes da polícia", disse o embaixador lituano em Belarus, Andrius Pulokas, à agência báltica BNS.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!