Cratera na rússia
Reprodução
Cratera na Rússia

Misteriosas crateras tem surgido na Península de Yamal, na Rússia, e causado espanto e curiosidade de moradores e cientistas. Desde 2014, as crateras surgem na região e, até o momento, já são registradas 17 delas.

A última cratera foi descoberta por uma equipe de TV local, que retornava de uma viagem de negócios em julho. De acordo com cientistas, ela tem cerca de 50 metros.

Ainda não há uma explicação completa para as crateras. Cientistas estudam o fenômeno para tentar descobir por qual razão específica isso acontece.

Cratera rússia
Reprodução
Cratera Rússia

O pesquisador do Instituto de Ciência e Tecnologia Skolkovo, Evgeny Chuvilin, acredita que "são as forças colossais da natureza que criam esses objetos".

Uma das possibilidades para explicar o fenômeno é saber que a região terresre no hemisfério norte do planeta é composta, 25%, de um solo que permanece congelado o ano todo. Com isso, gases podem se formar em uma camada mais interna deste solo. Com o calor que a região passa nos últimos anos, o gelo pode ter derretido e os gases explodido por conta da pressão a que estavam submetidos internamente, o que causaria as crateras.

    Veja Também

      Mostrar mais