Bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus
Reprodução/Facebook/Bispo Edir Macedo
Bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus

A Justiça de Angola apreendeu vários templos da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) no país, sob a acusação de fraude e outras atividades criminosas. Segundo o procurador-geral, Álvaro da Silva João, a medida, anunciada na última sexta-feira, foi tomada por haver "indícios suficientes de delitos".

"Esta medida foi adotada porque nos autos há indícios suficientes da prática de delitos como associação criminosa, fraude fiscal, exportação ilícita de capitais, abuso de confiança e outros atos ilegais", afirmou em comunicado.

O processo contra Iurd foi aberto em dezembro, com denúncias de bispos angolanos da própria igreja alegando que ela tinha práticas contrárias à "realidade de Angola e da África" e a acusando de sonegação fiscal.

A Igreja Universal do Reino de Deus tem oito milhões de membros no Brasil e está presente em mais de 100 países do mundo, com templos em pelo menos 12 nações africanas. Em junho, um grupo de ex-membros da Iurj assumiu o comando de mais de 80 templos na capital angolana, Luanda, e nas províncias próximas, rompendo relações com a sede no Brasil e aumentando ainda mais a tensão.

Igrejas do Brasil e de Angola se posicionam

Você viu?

Em nota ao GLOBO, a Iurd do Brasil afirmou que "acompanha com preocupação os acontecimentos envolvendo a Universal de Angola, mas reafirma a confiança nas instituições angolanas, em especial na Justiça. Contudo, reitera que, respeitada a doutrina de Fé que une a Universal, e é a mesma em todos os 135 países dos cinco continentes onde está presente, a Igreja de cada nação possui personalidade jurídica própria. Ou seja, a Universal de cada país dispõe de total e absoluta autonomia administrativa e financeira, sempre observando as leis e as tradições locais".

A Iurd de Angola, por sua vez, emitiu comunicado confirmando "que alguns dos seus templos em Luanda foram visitados ontem, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) e vários Srs. Magistrados do Ministério Público, com vista à realização de diligências de apreensão". Segundo a igreja, "foram apreendidos e selados os templos do Alvalade, Maculusso, Patriota, Morro Bento, Benfica, Cazenga e Viana, por, alegadamente, haver indícios da utilização dos mesmos na prática de crimes".

A instituição afirma que, apesar das "gravíssimas imputações criminais vertidas no comunicado à imprensa, cumpre esclarecer que a IURD Angola e os seus atuais representantes nunca tiveram acesso aos fatos e aos elementos de prova que, em concreto, sustentam as referidas imputações criminais" e que, sendo assim, "não tiveram oportunidade de exercer o seu legitimo direito de defesa".

Fundada pelo bispo evangélico Edir Macedo em 1977, a igreja já foi alvo de polêmica por sua suposta participação em atividades ilícitas em outros países, incluindo denúncias de redes de adoção ilegal em Portugal e outros países de língua portuguesa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!