Estátua da ativista negra Jen Reid instalada em Bristol, na Inglaterra.
Reprodução
Estátua da ativista negra Jen Reid instalada em Bristol, na Inglaterra.

Nesta quarta-feira (15), uma estátua que homenageia a ativista negra Jen Reid foi erguida e passou a ocupar o local que antes abrigava a escultura do escravocrata Edward Colston, em Bristol, na Inglaterra.

A estátua de Colston, traficante de escravos do século 17, foi derrubada e jogada no rio da cidade durante atos antirracistas no início de junho. Na ocasião, manifestantes protestavam contra a morte de George Floyd, cidadão norte-americano que foi assassinado por um policial de Mineápolis.

O novo monumento foi inspirado em uma foto da própria Jen Reid, na qual ela está com o punho erguido e de pé sobre a coluna vazia da estátua de Edward Colston. "Quando eu estava lá no pedestal, e levantei meu braço em uma saudação do movimento Black Power, foi totalmente espontâneo. Era como se uma carga elétrica estivesse passando por mim", declarou a ativista.

De acordo com informações do jornal Guardian , a estátua de Reid é de autoria de Marc Quinn e foi erguida durante a madrugada. Em seu Instagram, o artista ressaltou que se trata de uma “nova instalação pública temporária”.

Apesar da iniciativa ter sido elogiada por moradores da cidade, o prefeito de Bristol afirmou que a escultura de Reid não possuía autorização para que fosse instalada. Ele ainda acrescentou que a substituição da estátua de Colston deveria contar com a decisão do povo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!