George Floyd mural
Reprodução Twitter
George Floyd mural


O Conselho Comunal da cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, decidiu desmantelar a estrutura da polícia e reconstruir a corporação baseado em um modelo comunitário , informou o órgão na noite deste domingo (07).

Leia também: "Papai mudou o mundo", diz filha de George Floyd

"Nosso objetivo é reformar e reconstrui r junto com toda a nossa comunidade um novo modelo de segurança pública que deve garantir a segurança de todos", informou o Conselho.

A decisão vem na sequência dos 14 dias de protestos pela morte de George Floyd, o homem negro morto pelo policial branco Derek Chauvin , no dia 25 de maio, durante uma abordagem em que ele foi sufocado pelo joelho do agente por mais de oito minutos.

O crime na cidade foi o estopim de um movimento nacional - e internacional -, com protestos em todos os estados norte-americanos, que reacendeu a discussão do racismo na sociedade.

- Biden encontrará família Floyd: O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden , se reunirá nesta segunda-feira (08) com familiares de Floyd em Houston, no Texas.

Você viu?

Leia também: População derruba estátua de comerciante de escravos na Inglaterra; veja o vídeo

Segundo o staff do ex-vice-presidente dos EUA, Biden também gravará uma mensagem em vídeo para ser transmitida durante a cerimônia fúnebre final do ex-segurança em sua cidade natal. O corpo de Floyd está sendo velado desde a última sexta-feira (05) e será enterrado amanhã.

Em entrevista à emissora "CNN", o democrata informou que já conversou com alguns dos familiares para "tentar dar algum consolo" a eles. Biden também apareceu em um protesto onde ajoelhou, em um gesto que se tornou símbolo da luta antirracista no país.

Por sua vez, o presidente dos EUA, Donald Trump, ironizou o ato e postando uma mensagem em sua conta no Twitter. Na imagem, o republicano aparece andando à frente de militares e Biden está de joelhos e há a frase "Líderes lideram. Covardes se ajoelham".

Leia também: Manifestantes se juntam em Washington para o 12° dia de mobilizações

O mandatário vem sendo criticado pela forma como está lidando com a onda de protestos por todo o país, tendo enviado a Guarda Nacional para vários estados e ordenando a construção de uma cerca ao redor da Casa Branca.

Se, logo após o crime, Trump havia destacado o FBI para entrar na investigação, nos dias seguintes ele se manifestou apenas para defender a "lei e a ordem" nos atos, ameaçando até mesmo enviar o Exército para as áreas onde tumultos durante as manifestações foram registradas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!